Metade das atuais atividades de trabalho pode ser automatizada até 2055
24 de janeiro de 2017
Comissão aprova projeto que cria Zona Franca de Foz do Iguaçu
25 de janeiro de 2017

Anatel implantará sistema de alertas por SMS de desastres naturais

Em parceria com a Defesa Civil, a Anatel implantou um sistema de alertas de catástrofes naturais por SMS. Segundo a agência nesta terça-feira, 24, o projeto contará com dados do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e com apoio das teles para financiar e operar a plataforma, que deverá ser implantada em todo o País até o final do ano. Um projeto piloto será ativado a partir de 1º de fevereiro em 20 municípios de Santa Catarina, uma área que cobre cerca de 500 mil habitantes e que tem eventos meteorológicos com potenciais acidentes, como ressacas, vendavais, alagamentos, enxurradas e granizo.

Os alertas em si começarão a ser enviados a partir de 7 de fevereiro se houver ocorrências. O piloto tem previsão de durar 120 dias, e em maio será feita uma avaliação de 65 dias para uma eventual revisão do projeto. A ideia é que o serviço comece a ser disponibilizado para o resto do País a partir de julho. O cronograma ficará a cargo do Cenad.

Pelo menos nessa etapa inicial, o serviço será fornecido como opt-in – ou seja, o usuário precisa se cadastrar para receber os alertas. A mensagem avisando sobre o projeto piloto será assim: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse". A Anatel afirma que haverá ainda divulgação nos meios de comunicações destas cidades. O serviço é oferecido sem custos ao cliente e ao governo, uma vez que as operadoras financiarão totalmente o sistema.

A lista de cidades e eventos do projeto piloto catarinense da Anatel está ao lado:

Fonte: TI Inside